25 setembro 2011

O mundo está de cabeça pra baixo


O mundo está de cabeça pra baixo, e suspeito que ele esteja dando piruetas de cabeça para baixo. Que coisa!Se vou ler um jornal, vejo mortes, assaltos, guerras, crianças que são o símbolo da inocência concorrendo a armas e granadas, como ocorre na Somália. Há um tempo a rádio local desse país assolado pelas guerras entre etnias e militantes religiosos, fez um concurso que so mostra o quanto estamos a beira da ignorância espiritual e a paz parece ser um sonho cada vez mais distante.
O concurso consistia em responder perguntas sobre o Al-Shabab(o mais poderoso grupo militante islâmico desse país) e em recitar o Corão.  Os prêmios? Metralhadoras automáticas e granadas de mão. O concurso foi realizado durante o Ramadã, o mês sagrado muçulmano, e contou com perguntas que o Al-Shabab acredita que toda criança deve saber, como: em que guerra Sheik Timajilic foi morto?
Sem um governo central em funcionamento, a Somália tem uma das menores taxas de escolarização do mundo, e muitas crianças locais estão mais familiarizados com rifles a réguas, lápis e borracha. Entre os concorrentes no concurso estavam crianças de todas as regiões da Somália controladas pelo Al-Shabab, que representa mais de um terço do país. As crianças competiram ao vivo de muitas estações da rádio nacional controlada pelo grupo.
Um típico concurso infantil geralmente envolve prêmios como uma mochila, uma lancheira ou algum brinquedo. Mas não na Somália.