24 agosto 2012

Polimorfismos Genéticos

affff...sonhei com isso essa noite, de tanto ler artigos sobre o assunto...finalmente matei meu calcanhar de aquiles...rsrsrs...aleluia! Pra quem quer entender melhor sobre o assunto, ae vai um texto bem legal..sobre o tal assunto. Beijão da any :)


Os genes são constituídos basicamente de DNA, que é uma molécula enorme , composta de seqüências complexas de nucleotídeos. Variações nessas seqüências que ocorrem na população de forma estável, sendo encontradas com freqüência de 1% ou superior, são denominadas polimorfismos genéticos. As formas mais comuns de polimorfismos genéticos são deleçõesmutações,substituições de base única ( em inglês: Single Nucleotide Polymorphisms ou SNP), ou variações  no número de seqüências repetidas (VNTR), micro e minisatélites.. O genoma humano possui cerca de 30.000 genes, com um total de 3,12 bilhões de nucleotídeos, os quais apresentam mais de dois milhões de polimorfismos ocorrendo com freqüência  de 1 a cada 1.250 pares de bases.
As diferenças quanto às respostas terapêuticas entre os indivíduos geralmente está associadas com polimorfismos genéticos presentes em genes que afetam a farmacocinética ou a farmacodinâmica. Tais  polimorfismos podem alterar a expressão e/ou atividade de sítios de ligação de medicamentos, por afetarem a estabilidade do RNA mensageiro correspondente, ou modificarem a estrutura conformacional da proteína correspondente. Como conseqüência, essas alterações podem levar à redução ou aumento da atividade da proteína codificada. Um número considerável de evidências sugere que SNPs em genes que codificam transportadores de medicamentos, enzimas metabolizadoras de medicamentos ou envolvidas na biossíntese e reparo do DNA, poderia determinar a eficácia dos medicamentos e sua toxicidade.




14 agosto 2012

Sonhe!

Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?". Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do seu mundo". Perturbada, ela novamente indagou: "Que tamanho tem meu mundo?". O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos seus sonhos".
Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances. A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos faz dos jovens idosos. Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.
Sonhe!


07 agosto 2012

Para L

Poucas pessoas tem a chance ou a sorte de em suas vidas encontrar alguém que te faça bem, mesmo que esse alguém as vezes erre, seja mal humorado ou pouco demonstre seus sentimentos...ora pessoas são apenas crianças. Leva tempo, muito tempo para se compreender isso, talvez uma vida...várias vidas, mas um dia se aprende.

Quando se leva muito tempo para se aprender, talvez seja tarde demais...e o amor da sua vida já tenha saído de sua vida, mas não do coração...da mente. E você percebe que deveria ter aproveitado mais o tempo, o pequeno tempo que esteve do lado de quem você gosta, ter dito mais "eu te amo", ter tido a audácia que não se  teve... e tudo se passou, sem se ter cruzado com um olhar, com um sorriso, é a única coisa que me entristece.

Tudo foi pouco, e passou rápido demais, tão passageiro...Tantas vezes acordo no meio da noite, com tanta vontade de voltar a te amar, de sentir tua respiração...e sonho sem querer com teu sorriso, com os sonhos que te contei, e os que você não me disse...Penso quase sem querer em você. Não tenho culpa do meu coração não querer te esquecer, eu tento abrandar ele, mas ...quase sem querer, esqueço que não é só o meu querer, é o seu querer também. Tem tanta coisa que queria te falar, te dizer, te contar, coisas simples, coisas complexas, ..mas dizer tudo por palavras, as vezes é muito complicado, eu tenho tudo anotado, porque não sei se diria tudo, palavra por palavra pra você...eu estando distante das pessoas consigo falar muitas coisas, mas quando estou perto, as vezes gaguejo e acabo me complicando e não saí do jeito que gostaria de falar...por isso gosto de escrever.

Eu to escrevendo esse pequeno texto, porque a saudade que sinto de você é forte...Eu te amo e sempre vou te amar, estando juntos ou não, eu sempre vou te amar e será o amor da minha vida, e a única pessoa que vou invejar na vida, será aquele que tiver seu coração. Eu espero que esteja tudo bem, você lendo ou não este pequeno texto. Com muito amor...

Any

05 agosto 2012

As pontes de madison

Filmes de romance tem aos montes...certo?  agora...poucos filmes demonstram um romance tão doce e expressivo como este. Poxa vida...eu tinha elaborado um texto sobre esse filme, mas eu perdi...não sei onde se escondeu, ou se foi pro bolso da calça e a máquina detonou...rsrsrs...brincandooooo...bem,  eu vi a alguns anos atrás esse filme, fiquei encantada com a atuação da atriz Meryl  Streep , ela interpretando tão bem Francesca....e passando tanta doçura em sua personagem, e o galã  Clint Eastwood, mesmo que este já esteve em melhor forma algumas décadas anteriores.  


Um pedacinho do filme :)


Any