21 janeiro 2011

Qual o papel da Matemática no mundo?

Quando se fala em matemática, as maiorias das pessoas pensam logo em algo chato, sem utilidade e monótono, mas perai... Se pararmos pra pensar os gregos não achava a matemática chata, e nem os egípcios que viam muita utilidade na mesma, diga-se de passagem, que a matemática construiu muitos monumentos históricos: as pirâmides egípcias, torre Eiffel, e outras tantas maravilhas.
Mas não é só isso que a matemática proporcionou à humanidade, se podemos usar e "abusar" dos benefícios da internet e do mundo robótico é graças à matemática com seus códigos de correção de erros que são aplicados a aparelhos CD e a computadores. As fotos estonteantes de longínquos planetas enviadas pelo Voyage II não poderiam ter sua clareza e sua qualidade sem esta matemática. A jornada do Voyage aos planetas não poderia ter sido calculada sem a matemática das equações diferenciais. Sempre que se diz que avanços são feitos com supercomputadores, tem que ter uma teoria matemática que instrui o computador sobre o que deve ser feito, desse modo permitindo a ele que aplique sua capacidade de rapidez e exatidão.
O desenvolvimento dos computadores foi iniciado nos Estados Unidos pelos matemáticos e lógicos, que continuam a dar importantes contribuições à teoria da ciência da computação, não é a toa que esse País é chamado de superpotência, não só pelo seu poderio bélico e econômico, mas também porque o investimento do mesmo no setor tecnológico é alto, começando desde a base, e a base está justamente nos números, nos cálculos, na matemática! A próxima geração de softwares requer os métodos matemáticos mais recentes daquela que é chamada teoria das categorias, uma teoria de estruturas matemáticas que tem trazido novas perspectivas aos fundamentos da matemática e da lógica. As ciências físicas (química, física, oceanografia, astronomia) requerem matemática para o desenvolvimento de suas teorias. Em ecologia, a matemática tem sido usada quando se estudam as leis da dinâmica populacional. A estatística fornece teoria e métodos para a análise de muitos tipos de dados. A estatística também é essencial em medicina, para a análise de dados das causas de doenças e da utilidade de novas drogas. A viagem de avião não teria sido possível sem a matemática dos fluxos de
ar e do controle de sistemas. Scanners de corpo é a expressão de matemática sutil, descoberta no Século 19, que torna possível a construção de uma imagem do interior do objeto a partir da informação de certo número de visualizações dele por meio de raios-X. Assim, a matemática é freqüentemente envolvida com as questões de vida e de morte.
Das construções, cálculos estruturais, da formulação de medicamentos, ao estudo dos fenômenos do clima, uso militar diversificado, na engenharia, construções, na medicina nuclear (radioterapia), na estatística, na indústria em geral, na conservação ambiental, enfim, na agricultura, em cada segmento da vida humana a matemática está presente, até para ser gari é preciso saber matemática rsrsrs, sim como ele vai contar o seu salário, saber o número exato de ruas que tem varrer e a quantidade de lixo catado durante o dia?
Em minha humilde opinião a matemática devia ser dada conceitualmente e não superficialmente(como acontece),matérias dadas como história,português(não é interessante para mim engenheira e matemática e qualquer outra pessoa que não curse letras,por exemplo,saber o que é a vogal temática,afinal a comunicação nasceu para facilitar o entendimento entre as pessoas e não complicá-la,çogo essa parte estrutural devia ser dada para quem cursa letras)deviam ser ensinadas ponderadamente(lembrando que não estou dizendo que elas não possuem utilidade),e projetos de pesquisas deviam receber mais investimento,sendo assim meus amigos,enquanto o Brasil não investir em cérebros pulsantes ou até mesmo treinar cérebros ávidos por conhecimento,a lógica será o Brasil não sair da mesmice! Abraços da Any;)

2 comentários:

  1. Blog muito bom! Vc esta de parabéns pelo trabalho continue sempre assim. Vou esperar pelas próximas postagens!!! Bjus

    ResponderExcluir
  2. valeu gege...fico feliz que tenha gostado!Acompanha ae sempre que der.Beijos

    ResponderExcluir