03 junho 2012

Melhores lugares para se fazer trilha ou off-road

Uma das coisas que mais gosto de fazer, é trilha, adoro aventura. Aqui em Belém, tem alguns lugares que dá pra fazer, mas é uma trilha básica. que dá pra fazer na metade do dia, pra quem gosta de entrar em contato com a natureza, e esquecer um pouco as atribulações da cidade. Temos o parque nacional do Utinga, e ilha do marajó . Pra quem gosta de aventura, e de encarar desafios, fica a dica dos melhores lugares do Brasil e do mundo pra se pegar caminhos, seja de bicicleta ou a pé, o importante é aproveitar pra curtir a natureza e entrar em harmonia com ela, dicas de como fazer, e o que levar eu comento logo abaixo. Blz galera? 

Dicas pra quem quer fazer trilhas ou pretende, ou sei lá...rsrsrs

Não se perca no mato rsrs, principalmente se a mata for fechada, procure saber como é o percurso, o grau de dificuldade e o tempo de duração.
 Você vai precisar de um bom par de tênis ou botas, de um cantil para água, de uma mochila pequena para levar lanches, frutas, barras de cereal, um canivete, estojo de primeiros socorros (se algo de grave acontecer) uma lanterna (sempre é bom levar, principalmente se você for fazer a trilha à tarde) sacos plásticos para trazer o lixo.
Sempre é bom caminhar em grupos, cinco ou seis pessoas é um bom número, procure colocar os mais lentos na frente e os outros tendem a seguir o ritmo sem ultrapassá-los, o grupo tem que estar sempre unido. Nas decidas muito íngremes é melhor descer de frente para o morro apoiando-se em árvores ou em raízes, olhando entre as pernas para ver onde pisa. Para evitar quedas nas subidas, preste atenção no pé que serve de apoio.
Se caso encontrar com algum animal que lhe traga perigo, como uma cobra ou aranhas, jamais as matem (não se esqueça que elas estão na casa delas e que você é o intruso), procure desviar de seu caminho, passar alguns metros longe é o suficiente. Não arranque flores ou folhas das árvores.
Quando estiver em contato com a natureza, não se esqueça de alguns detalhes: respeite os animais, não os maltratem nem os alimente (o que pode ser gostoso para você pode fazer mal aos animais).

Melhores lugares no Brasil 
1°: Chapada Diamantina
Um dos destinos mais populares do Brasil para fazer trilhas, a Chapada Diamantina, na Bahia, exibe cachoeiras, corredeiras, cavernas, montanhas e famosos poços de aguas claras. Um dos pontos mais famosos da Chapada Diamantina é o Poço Encantado, que em determinadas épocas do ano tem suas águas atingidas pelos raios solares e mostra, por uma água transparente e turquesa, pedras a 61 metros de profundidade.

2° : Chapada dos Veadeiros
A Chapa dos Veadeiros se encontra em Goiás e é por muitos considerada um paraíso na terra. Tem um pouco de tudo para todos, desde vales e rios até desfiladeiros e montanhas.


3° Ilha de Marajó (PA) - é um paraíso off-road, quem ainda não foi não sabe o que está perdendo


4° : Pantanal do Mato Grosso (MT e MS) - selvagem e cheio de armadilhas para quem não se informa antes de entrar na região. Uma grande viagem para estas paragens é obrigatório para todo aventureiro



Melhores lugares no mundo :)

 Segundo a National Geographic, nas palavras dela, os melhores lugares são listados abaixo:
1° Kunsgsleden, Suécia
Kungsleden significa "o rei das trilhas" em sueco. Com mais de 400 km na mítica região da Lapônia, no norte do país, esta trilha atravessa um dos últimos grandes espaços selvagens da Europa ocidental, cruzando florestas e passando ao pé do Monte Kebne - o mais alto da Suécia. Ao longo do caminho, cabanas confortáveis servem de refúgio para as noites e em caso de mau tempo. A distância de 425 km é longa. Já que a maioria dos turistas europeus efetua o passeio entre julho e agosto, recomenda-se viajar ao local a partir de setembro para estar mesmo só em meio a estas maravilhosas paisagens.


2° Grand Canyon, Estados Unidos
Qualquer passeio no Grand Canyon pode virar uma das melhores trilhas da sua vida. O ideal é organizar um roteiro que passe pelos três aros do cânion, o Sul , o Norte e o Oeste, o que é possível num caminho de cerca de 70 km e que pode durar entre 4 e 6 dias, avistando as principais maravilhas geológicas e naturais deste lugar único do planeta. Os momentos mais recomendáveis para efetuar esta trilha são durante os meses de março ou novembro, quando há menos turistas no local.



3° Evereste Base Camp, Nepal
Para trekkers experientes, o Nepal é um grande sonho de consumo, ainda mais se o local escolhido for um caminho que chega a mais de 5000 metros de altura nas ladeiras da montanha mais alta do planeta, o Evereste. Para descobrir melhor este único, e ter tempo para se aclimatar à altura e subir lentamente, recomenda-se vir com tempo. Uma trilha que sai de Lukla, cidade do Himalaia a 2800 metros de altura, até o Base Camp do Everest, a cerca de 5 300 metros de altura, costuma ser feita em 16 dias, avistando alguns dos maiores picos do mundo, passando por vilarejos com monastérios budistas , florestas, paisagens e vistas de tirar o fôlego ( e não apenas literalmente, apesar do pouco oxigênio a estas alturas). O período de pré-monção, entre março e abril, oferece paisagens floridas e o período de pós-monção, em novembro, tem um clima mais seco, com menos chuva.

4° Trilha do Monte Fitz-Roy, Argentina
A Patagônia, na ponta sul da América, é um lugar que intriga pessoas do mundo inteiro, uma região misteriosa e afastada com paisagens incríveis. Os brasileiros têm a sorte desta região encontrar-se em países próximos, a Argentina e o Chile. Na fronteira destes dois países, a Patagônia se encontra com a Cordilheira dos Andes, com lugares simplesmente incríveis para a prática do trekking. Saindo da cidade de El Chaltén, caminhe por cerca de uma semana entre o Massivo do Fitz Roy e o próprio Monte Fitz-Roy, que se ergue sobre as estepes da Patagônia, culminando a cerca de 3 300 metros. O passeio atravessa pelo Parque Nacional dos Glaciares, com florestas, geleiras e cachoeiras que formam a beleza desta trilha e oferecem vistas espetaculares, especialmente na hora do pôr-do-sol. O melhor momento para conhecer a região é no final do verão, entre fevereiro e março.


Tem muitos outros lugares que dá pra fazer trilha maravilhosas, eu só listei 4 lugares dos 15 que a National elegeu, um lugar fantástico é a África do Sul, com safáris e lugares cheios de aventuras para quem é amante da prática de off road. Fica a dica pra quem gosta.

Any Miranda ;)

Um comentário:

  1. Esqueceu Machupicchu e floresta amazônica, não esqueço da sua promessa viu, ainda vamos trilhar ela um dia.

    ResponderExcluir